domingo, 13 de junho de 2010

Socialismo e Anarquismo


Socialismo x Anarquismo

O Socialismo


Durante o período de organização dos operários vários pensadores formularam críticas severas à nova sociedade industrial e aos sistemas sócio-econômicos. Segundo eles, a produção e distribuição de renda e de produtos deveria ser planejada para atender às necessidades básicas da população. Essas novas formulações ficaram conhecidas como socialismo.

Existiram duas correntes principais dentro do socialismo durante o século XIX: o socialismo utópico e o socialismo científico.

O Socialismo Utópico

Essa corrente do socialismo recebeu esse nome porque a maior parte de suas idéias era irrealizável, e não levava em conta a dificuldade de se colocá-las em práticas.

Os principais socialistas utópicos foram Saint-Simon, Charles Fourrier e Robert Owe.

Saint-Simon (1760-1825) acreditava na possibilidade de uma vida harmoniosa entre as diversas camadas da sociedade. Para ele, o governo deveria ser composto por cientistas, artistas, operários, industriais e banqueiros.

Charles Fourrier (1772-1858) aplicou suas idéias em sua própria fábrica na Escócia. Reduziu a jornada de trabalho para 10 horas, construiu casas e deu ensino gratuito para os trabalhadores e seus filhos, além de criar um armazém com produtos a preço de custo para os trabalhadores.

O Socialismo Científico

Essa corrente é representada por dois importantes personagens: Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895).

Esses dois pensadores fizeram estudos profundos da história da humanidade e da transformação dos modos de produção. Para eles, a única classe capaz de fazer transformações verdadeiras era a classe operária. Os operários deveriam tomar os meios de produção (terras, máquinas e fábricas), que estavam nas mãos de alguns capitalistas, e socializá-los. O Estado também teria uma função capital: fazer a distribuição da renda.

O pensamento de Marx e Engels influenciou grandemente a classe operária durante o século XIX, e é cultuado até hoje. Suas principais obras são O Manifesto Comunista (Marx e Engels), O Capital (Marx) e A Situação da Classe Operária Inglesa (Engels).

Anarquismo

A palavra anarquismo tem origem no termo grego, ánarkhos, cujo significado é, aproximadamente, "sem governo". O anarquismo é freqüentemente apontado como uma ideologia negadora dos valores sociais e políticos prevalecentes no mundo moderno: o Estado laico, a lei, a ordem, a religião, a propriedade privada etc.


De fato, como ideologia libertária e profundamente individualista, o anarquismo defende a ruptura com todas as formas de autoridade política e religiosa, a propriedade privada e quaisquer outros tipos de normas institucionais que cerceiem a liberdade do indivíduo em sociedade e na esfera da vida privada.

Um dos precursores do anarquismo foi William Godwin (1756 - 1836) que, já naquela época, propunha um novo tipo de arranjo social onde as pessoas não estivessem subordinadas à força dos governos e leis. Em sua perspectiva, acreditava ser possível que em um contexto dominado por princípios racionais e equilibrado entre as necessidades e vontades, seria possível conduzir a vida em sociedade. Além disso, também defendia o fim da propriedade privada.

No século XIX, outros pensadores passam a aprofundar as discussões de natureza anárquica. Entre essa nova leva de teóricos podemos citar as contribuições dadas por Mikhail Bakunin, Joseph Proudhon, Enrico Malatesta, Leon Tolstoi, Max Stirner e Peter Kropotkin. Em geral, todos eles tentaram trilhar os caminhos que pudessem conceber uma sociedade plenamente libertária.

Conforme já dito, os anarquistas concordavam que toda instituição dotada de poderes impedia o alcance da liberdade. Dessa forma, o Estado, a Igreja e muitos costumes são criticados na condição de verdadeiros entraves para o alcance de um mundo regido por pessoas livres. Paralelamente, as diferenças que identificam as classes sociais também seriam combatidas por meio da extinção das propriedades privadas.

Em uma sociedade desprovida de Estado, a produção e o gerenciamento das riquezas seriam estipulados por meio de ações cooperativistas. Nesse contexto, todos alcançariam condições de possuírem uma vida minimamente confortável e ninguém teria sua força de trabalho explorada em benefício de um terceiro. Logo, a violência e a miséria dariam lugar para um novo mundo regido pela felicidade da ampla maioria.

Assim como os socialistas, os anarquistas acreditavam na expressa necessidade de se realizar um movimento revolucionário que combatesse as autoridades vigentes. Apesar de tal concordância, os anarquistas não acreditavam que uma ditadura do proletariado fosse realmente necessária para que a sociedade comunista fosse alcançada. Em sua visão, a substituição de um governo por outro somente fortaleceria novas formas de repressão e desigualdade.

Bibliografia:

http://www.brasilescola.com/sociologia/anarquismo.htm

http://educacao.uol.com.br/sociologia/ult4264u28.jhtm

Educar: programa de estudo e pesquisa. – (São Paulo) : Difusão Cultural do Livro, 2003.

27 comentários:

  1. Bom, eu gostei muito desse "resumo" de socialismo e anarquismo, pois além de me ajudar na minha pesquisa do colégio, eu achei bem interessante pq eu ñ sabia como eram os símbolos do socialismo e do anarquismo.

    ResponderExcluir
  2. Adoreii! Acho q um mundo capitalista e bem mais justo com todos, do que um socialista.

    ResponderExcluir
  3. O SocialismoxCapitalismo sedmpre existiu ate hoje!

    ResponderExcluir
  4. E se o Anarquismo dominase tudo?Como ficaria o mundo?

    ResponderExcluir
  5. corcondo!MUITO MELHOR VIVER NO CAPITALISMO

    ResponderExcluir
  6. humm.. bom , achei muito legal representar duas teses muito diferentes como o socialismo e o anarquismo, foi muito interessante esse texto, PARABÈNS!

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito, socialismo e anarquismo sao duas doutrinas muito diferentes mas soh o socialismo eh uma q pode beneficiar de um modo a populaçao de um pais.

    ResponderExcluir
  8. Anarquismo? Nem sabia q issu existia, vlw por me mostrar uke eh, obg.

    ResponderExcluir
  9. Bom, eu acho q o socialismo tem seus beneficios e seus maleficios como qualquer outro sistema de governo.

    ResponderExcluir
  10. AAh, eu achu que esse tal de William Godwin foi uma pessoa muito ruim pois queria impor no mundo uma liberdade total, issu eh ruim.

    ResponderExcluir
  11. Bom, contudo os anarquistas e os socialistas tinham um ideal em comum, tirar as autoridades vigentes do poder.

    ResponderExcluir
  12. Gostei da parte q mostra o significado de anarquismo eh muito legal aprender uma palavra grega.

    ResponderExcluir
  13. o.O achei muito legal parabéns, gostei bastante dos tópicos sobre anarquismo e socialismo.

    ResponderExcluir
  14. Eu achu q Marx e Engels foram essenciais para os ideais do socialismo prevalescerem por tanto tempo.

    ResponderExcluir
  15. Noosa eu n sabia q o socialismo tinha nascido tao cedo, vlw.

    ResponderExcluir
  16. Legal!! Muito bom seu texto, então eu gostei bastante do símbolo do anarquismo, eu achu q jah vi ele antes...

    ResponderExcluir
  17. serah q esse livros q marx e engels escreveram ainda estao a venda?

    ResponderExcluir
  18. Eu queria ter vivido nessa epoca de conflitos, achu q seria muito bom, eu vendo quem iria dominar o mundo e tudo mais..

    ResponderExcluir
  19. pke vc n incluiu o capitalismo tb seria legal uma discussao sobre esse 3 topicos importantes.

    ResponderExcluir
  20. o anarquismo parece ser o mais rebelde entre eses 3

    ResponderExcluir
  21. Muito bom eu gostei muito eu achei interessante, Eu gostei do Anarquismo.

    ResponderExcluir
  22. Gente minha amiga tem um trabalho para segunda agora dia 11 de novembro onde ela ira fazer um debate com a professora e os alunos em que ela vai ter que defender o anarquismo no Brasil.
    Eu tenho umas dúvidas que ela também tem,e que não conseguimos tirar.Me ajudeeem!!!por favor
    Porque o anarquismo não daria certo no Brasil?Porque o anarquismo não existe mais no brasil?Quem fundou o anarquismo no Brasil?Porque o anarquismo seria melhor que o comunismo e o socialismo?se o anarquismo é tão bom, porque existiu um ex-anarquista que saiu da anarquia para fundar um partido comunista?O anarquismo daria certo Hoje no Brasil?O que aconteceria com os pobres se ouve-se anarquia no Brasil????

    ResponderExcluir
  23. quer dizer quarta dia 13 de novembro de 2013

    ResponderExcluir
  24. e bom minha filha gostou parabens para quem criou

    ResponderExcluir